quarta-feira, 7 de abril de 2010

APRESENTAÇÃO DO COLETIVO DE PERFORMANCE HERÓIS DO COTIDIANO

Em maio de 2009, um coletivo de cinco artistas cênicos se reuniu a fim de realizar uma pesquisa acerca do universo do Herói na Contemporaneidade.

Durante o processo de pesquisa, o Coletivo começou a elaborar uma série de performances e de intervenções urbanas com o objetivo de atualizar o questionamento sobre o heroísmo. Deste encontro surgiu o COLETIVO de PERFORMANCE HERÓIS DO COTIDIANO, formado por Gilson Motta, Jarbas Albuquerque, Larissa Siqueira, Marcio Vito e Tania Alice. Atualmente, esta pesquisa é parte integrante de um projeto de pesquisa desenvolvido por Tania Alice, doutora em Artes pela Universidade de Aix-Marseille I e professora de Dramaturgia, Performance e Teoria do Teatro na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO.

As performances, que fundem Teatro, Dança, Poesia, Intervenção Urbana e Artes Plásticas, propõem uma reflexão sobre o espaço público, partindo da perspectiva de que toda arte é relacional, isto é, ela se constrói a partir da relação com o outro em seu contexto. O foco das performances é gerar uma densidade poética em espaços funcionalizados, re-territorializando e potencializando os afetos e os fluxos, privilegiando ações efêmeras, coletivas e poéticas, em várias regiões do espaço urbano. As ações possuem um teor político no sentido de conduzir à uma reflexão sobre o cotidiano, os condicionamentos e os valores em vigor, propondo formas alternativas de ação e reação aos dispositivos sociais.

Um desses condicionamentos dizia respeito diretamente à figura do Herói. As reflexões e intervenções iniciais nos levaram à constatação de que, atualmente, o heroísmo nas ações do cotidiano vem sendo estimulado por diversos setores da sociedade; vivemos cercados de heróis e pseudo-heróis que nos são por vezes impostos pela História e pela mídia. As intervenções questionam e repensam estes mitos acerca do Herói, gerando novas possibilidades de leitura e de atuação do Herói e buscando identificar as formas de heroísmo contemporâneo. 

Em 2009, Coletivo recebeu o PRÊMIO ARTES CÊNICAS NAS RUAS, da FUNARTE, e atualmente, a Liga de HCs (Heróis do Cotidiano) vem executando uma série de intervenções, como as entrevistas “Em busca do herói cotidiano”, faxinas nas estátuas ou monumentos de personalidades e/ou Heróis Nacionais; ações de ajuda do Herói na Cidade, em diversos espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, como a Cinelândia, a favela de Dona Marta, a praça da Glória, a Central do Brasil, o Largo do Machado, entre outros. Estas ações performáticas estão sendo registradas em vídeo, afim de gerar um documentário ficcional sobre os Heróis do Cotidiano, dirigido por Antonio Pessoa. 

A execução deste trabalho para a FUNARTE levou ao surgimento de novas ações performáticas, como as "Medit-Ações coletivas", organizadas todo dia 25 do mês em uma Praça Pública diferente, "Soltando preocupações" (realizada no Morro Dona Marta), a ação "Uma dor, uma flor" (Posto de Saúde do Catete) e uma ação que denominamos de Invisibilidade, realizada pelas ruas do Rio de Janeiro, na qual o Coletivo questiona a exclusão social, a partir de uma ação junto a estes que a sociedade chama eufemisticamente de "moradores de rua".

  Gilson Motta
Tania Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário