quarta-feira, 12 de maio de 2010

Heróis do Cotidiano no programa Mais Você

1/05/2010
Heróis do Cotidiano no programa Mais Você

Na manhã desta quarta-feira, dia 12 de maio, o coletivo Heróis do Cotidiano participará do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo, às 8h. Formado pela Profa. do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO Tania Alice, pelos alunos Márcio Vito, Larissa Siqueira e Jarbas Albuquerque e pelo Prof. de Teatro da UFRJ Gilson Motta, o grupo falará sobre as ações e objetivos dos Heróis do Cotidiano, que desenvolve uma série de intervenções nas ruas do Rio de Janeiro, com o objetivo de mostrar que atos heroicos podem ser praticados por pessoas comuns.

Com figurinos de super-heróis, os Heróis do Cotidiano já escovaram os dentes da estátua de Getúlio Vargas, faxinaram as estátuas da Cinelândia, intervindo em um problema de saneamento básico no Centro, deitaram ao lado de moradores de rua e organizaram uma meditação coletiva em locais como o Largo da Carioca e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Partindo da percepção de que, atualmente, o heroísmo nas ações do cotidiano vem sendo estimulado por diversos setores da sociedade e da constatação de que vivemos cercados de heróis e pseudo-heróis que nos são por vezes impostos pela História e pela mídia, o grupo elaborou uma série de ações performáticas a serem realizadas nas ruas do Rio de Janeiro, ações que questionam o sentido do heroísmo na contemporaneidade. A partir destas intervenções, que estão sendo registradas em vídeo, surgiu a vontade de realizar um documentário sobre as ações heroicas, e que se apresenta não como um registro das intervenções, mas como uma intervenção independente, elaborada a partir do material coletado. A proposta é fazer um material no formato docu-drama, filmado por Antonio Pessoa, ex-aluno da UNIRIO, e que mescla ficção com o material coletado.

A Profa. Dra. Tania Alice está desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado "Herói e sacrifício da Grécia Antiga até a Contemporaneidade: performance e dramaturgia a partir do mito de Ifigênia" na UNIRIO e, no próximo dia 19 de maio, lançará o livro “Performance.ensaio: des[montando os clássicos”, na Livraria da Travessa do Centro, a partir das 18h. Na ocasião, haverá a estreia do documentário “Heróis do Cotidiano”, do diretor Antônio Pessoa, e a apresentação de três performances teatrais. O evento ainda contará com um momento de “open-space performático”, criado com o objetivo de que outros encenadores possam demonstrar seus trabalhos para o público.
 
Fonte: www.unirio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário